-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

24 de agosto de 2011


18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo divulga duas igrejas Cristãs Ucranianas, uma na cidade de Kyiv, Ucrânia, e outra na colônia ucraniana brasileira, na cidade de Mallet, no estado do Paraná. À esquerda, visualiza-se a Catedral de Santa Sofia, com suas cúpulas douradas, de arquitetura bizantina, o primeiro monumento ucraniano inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. À frente, destaca-se o suntuoso Campanário da Catedral com quatro andares. À direita, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a primeira construída no Brasil por imigrantes ucranianos; as paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos, trata-se de um bem histórico, cultural e patrimonial O contraste das cores, ao fundo, no selo, retratando a noite e o dia, expressa, no conjunto, o relacionamento, a integração e o respeito entre os dois países. A criação das molduras usadas como acabamento foi inspirada na cultura ucraniana, bem como usado um grafismo decorativo como ornamento do selo, lembrando os bordados, xilogravuras e os tradicionais ovos pêssanka ucranianos. Foram utilizadas as técnicas de desenho gráfico e fotografias.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 18 Fotos: Mem.Nac. Sofia Kyïvska e Gilson Camargo Arte-finalização: Departamento de Filatelia e Produtos Processo de Impressão: Ofsete Folha com 25 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$ 2,55 Tiragem: 12.000 folhas (300.000 selos) Área de desenho do selo: 39mm x 21mm Dimensões do selo: 44mm x 26mm Picotagem: 11 x 11,5 Data de emissão: 24/8/2011 Locais de lançamento: Brasília/DF e Mallet/PR Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Texto descritivo do Edital
Série Relações Diplomáticas: Brasil-Ucrânia
120 Anos do início da Imigração

Atualmente, considera-se que no Brasil há em torno de meio milhão de ucranianos, sobretudo brasileiros filhos, netos, bisnetos e trinetos de imigrantes vindos da Ucrânia em numerosas levas, desde 1891, principalmente para o Estado do Paraná. Eles estão integrados à vida sociocultural, econômica e política do Brasil como cidadãos de pleno direito. Mesmo se alguns já até se esqueceram de sua identidade ucraniana, continuam, contudo, conscientes de suas raízes, em sua maioria; em localidades onde sua presença é compacta, preservam a cultura e, inclusive, ainda falam a língua do país de origem – Ucrânia.

A comemoração do centenário da imigração ocorreu durante todo o ano de 1991 de forma modesta, pois a Ucrânia acabara de declarar sua independência justamente naquele ano, no dia 24 de agosto de 1991 - declaração confirmada por mais de 90% da população em referendum efetuado em dezembro do mesmo ano.

O Brasil reconheceu a independência da Ucrânia logo após a extinção formal da União Soviética, ocorrida no final de 1991. As relações diplomáticas iniciaram-se a seguir, timidamente, mas foram tornando-se mais intensas, principalmente com a abertura da Embaixada do Brasil em Kyiv em meados de 1994 e a abertura da Embaixada da Ucrânia em Brasília, em junho de 1995, com as consequentes visitas oficiais recíprocas de Presidentes, da Ucrânia e do Brasil, e assinatura de numerosos acordos, culminando com a criação de uma empresa bi-nacional brasileiro-ucraniana, a “Alcantara Cyclone Space”, com sede em Brasília, para atuação conjunta na área aeroespacial.

Durante o ano de 2011, a comunidade ucraniana está festejando os 120 anos do início da imigração ucraniana para o Brasil. O nível da comemoração é bastante elevado, com a participação efetiva de órgãos oficiais de ambos os Governos, haja vista que durante a visita oficial à Ucrânia, em dezembro de 2009, o então Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Ucrânia, Viktor Iuschenko, entre outros numerosos documentos, assinaram um acordo de apoiar em nível oficial as comemorações do jubileu dos 120 anos. As relações entre os dois Países foram elevadas nessa oportunidade ao nível de parceria estratégica, e, nesse contexto, as comemorações dos 120 anos do início da imigração ucraniana no Brasil é uma data significativa para ambos os países, que reconhecem a importante função, empenho e atuação da comunidade ucraniana do Brasil.

O lançamento do selo comemorativo pelos Correios, ocorrendo na data da comemoração dos 20 anos de independência da Ucrânia e, também, declarada por lei data da comunidade ucraniana no Brasil, é um evento muito significativo. No mesmo dia, uma comitiva de quase duas centenas de brasileiros, em sua maioria descendentes de ucranianos, visita a Ucrânia e participa das comemorações do mesmo jubileu no País de origem.

Mariano Czaikowski
Cônsul Honorário da Ucrânia em Paranaguá-PR
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)
Edital 18 - 2011
18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Templos, religião, geografia, história, formação da etnia brasileira, relações diplomáticas.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA - quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação.

18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA - envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC.

18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA - máximo postal.

18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA - envelope circulado com carimbos comemorativo de 1º dia de circulação e datador, AC Mallet, no dia da emissão.

18 - Série Relações Diplomáticas: BRASIL-UCRÂNIA - envelope circulado, registrado com carimbos comemorativo de 1º dia de circulação e datador, AC Mallet, no dia da emissão.
--------------------------------------------------------------
Cartões-Postais

Estou tentando encontrar cartões adequados para a confecção de máximos postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
19 - Série Cidades Históricas: 400 Anos de Emancipação de Mogi das Cruzes/SP (1/9)
Série Anterior: Clique no título.
17 - Lendas do Folclore Brasileiro
Voltar para o Indice do Album 2011
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva