-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

17 de julho de 2011


16-Série Cidades Históricas: 300 Anos de Sabará/MG
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

Série Cidades Históricas - 300 Anos deSabará/MG

No canto inferior esquerdo, o selo retrata o Museu do Ouro e algumas peças de seu acervo: barras de ouro e o almofariz. Acima, em azul, o Teatro Municipal. Ao lado, a palma barroca, usada para ornamentar altares e andores em procissões. Na parte central da composição está a igreja de Nossa Senhora do Ó, com sua fachada apresentando elementos de influência oriental. Em primeiro plano, uma escultura criada pelas mãos de Aleijadinho para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Ordem Terceira de Sabará. Ao lado, no canto direito, ergue-se o Solar do Padre Correa construído em 1770, transformado em sede da Prefeitura Municipal. Foram utilizadas as técnicas de pintura e computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 16

Arte: Luciomar S. de Jesus Processo de Impressão: Ofsete + verniz UV sobre a estátua Folha com 24 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$1,10 Tiragem: 240.000 selos Área de desenho: 54mm x 21mm Dimensões do selo: 59mm x 25mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 17/7/2011 Local de lançamento: Sabará/MG Peça fitalélica: cartão-postal Tiragem: 3.000 cartões-postais Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartela temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Texto descritivo do Edital
Série Cidades Históricas
300 Anos deSabará/MG

Em continuação à série dedicada às Cidades Históricas, os Correios registram, em selo postal, a cidade de Sabará, que, em seus 300 anos, tem contribuído decisivamente para a formação cultural e para a grandeza do estado de Minas Gerais.

Em 1702, às margens do Rio das Velhas, o bandeirante paulista, Borba Gato, encontrou o precioso metal amarelo em abundância. O ouro atraiu aventureiros de toda parte e a ocupação gerou conflitos de toda ordem.

Em seguida surgiu o Arraial da Barra do Sabará, que fazia limites desde a confluência dos rios Sabará e das Velhas até as proximidades do Arraial de Tapanhuacanga, onde foi erigida a Igreja de Nossa Senhora da Expectação do Parto, popularmente conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Ó.

A construção de um caminho novo, na encosta da montanha, ligou o fervilhante Arraial da Barra do Sabará - movimentado centro de comércio de gado, escravos, cavalos e mantimentos - com o extremo do povoado.

Os anseios pela organização político-social aumentavam. O trabalho de organização durou cerca de dois anos.

Os principais moradores da região se reuniram com as autoridades do Estado para expor suas exigências. Logo chegou o grande dia: 17 de julho de 1711, data em que, festivamente, foi lavrado o ato de criação da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.

A 06 de março de 1838, pela Lei Provincial nº 93, a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará foi elevada à categoria de cidade com o nome de Sabará.

Cidade de tradições seculares, Sabará preserva os seus costumes por meio de suas manifestações culturais, religiosas e de seu acervo artístico e arquitetônico. Com um rico e diversificado calendário de eventos, atrai turistas durante todo o ano evidenciando, a cada produção, o seu papel na jornada do povo mineiro.

O casario que compõe um cenário ao mesmo tempo romântico e suntuoso; o Teatro que recebeu a visita dos imperadores do Brasil; a exuberância das igrejas, a do Carmo com obras do Mestre Aleijadinho, a do Ó com marco da presença do negro trazido de além-mar, a matriz, com fachada simples e interior suntuoso; os chafarizes artísticos construídos para abastecer a antiga “villa”; tudo nos remete a um passado de glórias e de riquezas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SABARÁ
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer,
Cultura e Turismo - SELCTUR
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)
Edital 16 - 2011
Série Cidades Históricas - 300 Anos de Sabará/MG
--------------------------------------------------------------

Esta emissão é a segunda de um conjunto de emissões comemorativas de centenários de cidades de Minas Gerais e de São Paulo, que ocorrerão nas datas de celebração desses centenários. Já dispomos de algumas informações sobre todos os selos, basicamente a imagem deles. Para visualizá-los, use o link abaixo:

-Emissões comemorativas dos centenários de Mariana/MG, Sabará/MG, Ouro Preto/MG e Mogi das Cruzes?SP
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

O selo ilustra: História, Geografia, cidades históricas, igrejas, monumentos, esculturas, minerais, prédios públicos históricos.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

16-Série Cidades Históricas: 300 Anos de Sabará/MG - Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

16-Série Cidades Históricas: 300 Anos de Sabará/MG - Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC
--------------------------------------------------------------
Cartões-Postais

Cartão-postal de edição dos Correios do Brasil - 300 Anos de Sabará/MG, Igreja Nossa Senhora do Rosário e ícones históricos da cidade
Este cartão, por fazer parte desta emissão, de acordo com o edital, será utilizada para a confecção de máximo postal oficial.

Cartão-postal Edicard, BRASIL, 454-12 SABARÁ-MG, Igreja Nossa Senhora do Ó

Cartão-postal Mercator, Brasil Turístico, 08-SABARÁ-MG, Igreja Nossa Senhora do Ó

Até o momento estes foram os únicos postais que consegui, adequados para a emissão de máximo postal. Tenho vários outros, mas o tema é diferente das imagens mostradas no selo. Os correios deverão lançar mais um cartão-postal, base para a montagem de um máximo postal oficial.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
16a - Porte de Registro (17/7)
Série Anterior: Clique no título.
15a - Comprovante de Franqueamento - Carta Social
Voltar para o Indice do Album 2011
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva