-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

15 de abril de 2011


7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo apresenta os portões históricos da Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende/RJ, envolvidos por uma faixa verde e amarela, representação das cores da bandeira brasileira , tendo ao centro, sobreposto, o Brasão das Armas da AMAN e as indicações dos anos de 1811 e 2011 aplicados sobre a faixa; abaixo do Brasão, a expressão “AMAN 200 anos”, sendo cruzada pelo Espadim de Caxias, arma distintiva utilizada pelos cadetes e que também representa a servidão militar dos futuros oficiais brasileiros, símbolo atributo mais importante do cadete, primeiro troféu a ser conquistado e o último a ser devolvido para o Exército. À direita, a Barretina azul-ferrete, que ostenta na sua parte frontal o Brasão da AMAN, utilizada nas solenidades oficiais e na cerimônia de formação dos aspirantes abaixo, complementando a arte, a frase “Dois séculos formando oficiais para o exército”. Foi utilizada a técnica de computação gráfica..

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 7 Foto: Alan Magalhães Processo de Impressão: Ofsete Folha com 30 selo Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$1,10 Tiragem: 300.000 selos Área de desenho: 35mm x 25mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 15/4/2011 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Texto descritivo do Edital
ACADEMIA MILITAR
DOIS SÉCULOS FORMANDO OFICIAIS PARA O EXÉRCITO

Criada pelo Príncipe Regente D. João, por meio da Carta de Lei de 4 de dezembro de 1810, a Academia Real Militar – embrião da Academia Militar das Agulhas Negras – foi inaugurada em 23 de abril de 1811, na Casa do Trem, atual Museu Histórico Nacional.

A Academia Real Militar foi concebida com a finalidade de formar oficiais de Infantaria, de Cavalaria, de Artilharia e oficiais engenheiros, inclusive geógrafos e topógrafos, aptos não só para os misteres militares, como, também, para a direção de trabalhos civis de minas, estradas, portos e canais.

Em 1812, a Academia foi transferida para o Largo de São Francisco, iniciando uma trajetória que passaria pela Praia Vermelha, por Porto Alegre, pelo Realengo, até se fixar em Resende, em 1944. Durante essa trajetória, teve inúmeras denominações, até que, em 23 de abril de 1951, recebeu o seu nome atual: Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A Academia Militar de hoje é a mesma Academia Real Militar que iniciou suas atividades em 1811. No percurso destes duzentos anos, nos diversos lugares por onde passou, permaneceu imutável, sempre formando oficiais com elevado conhecimento técnico-profissional e cultura aprimorada, dotados de valores morais, éticos e inteiramente dedicados ao serviço da Pátria.

Esse esforço bicentenário permite que o futuro oficial do Exército Brasileiro sintetize os valores transmitidos pelas Escolas Militares de todos os tempos: “Ser cadete é cultuar a Lealdade, a Verdade, a Probidade e a Responsabilidade”.

Este selo postal representa o reconhecimento da Nação Brasileira àqueles comprometidos com a missão de honrar e defender a Pátria, amparados pelos princípios e valores da Academia Militar das Agulhas Negras, cujos 200 anos a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos perpetua por meio da Filatelia.

General-de-Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)
Edital 7 - 2011
7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

O selo ilustra: História, Geografia, ensino, instituições públicas de ensino, instituições militares, eiddifícios históricos, armas, uniformes, capacetes, bicentenários.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

As peças a seguir foram preparadas, com muito cuidado e atenção, pelo pessoal da Agência dos Correios, AC ACADEMIA MIL AGULHAS NEGRAS, de Resende, a quem agradeço a atenção


7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Máximo Postal
Cartão Postal de emissão de IM-Postal - Curitiba - Sudeste Turístico, Resende-RJ, Vista do Conjunto Principal da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Envelope circulado, registrado.

7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Folha filatélica, com selo e carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

7-Bicentenário da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - Folha filatélica, com selo e carimbos comemorativo de 1º dia de circulação e datador
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
8 - Estações Ferroviárias: Estação da Luz/SP, Júlio Prestes/SP e Central do Brasil/RJ (30/4)
Série Anterior: Clique no título.
6-Série Cidades Históricas: 300 Anos de Mariana/MG
Voltar para o Indice do Album 2011
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva