26 de julho de 2016


10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial


10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE OS SELOS

Os selos são fotografias de quatro significativos pontos percorridos na Ferrovia Paranaguá-Curitiba, no Estado do Paraná, uma formidável obra de engenharia construída no sul do Brasil, e, especialmente pelo visual e beleza singelamente espetaculares, de onde se vislumbram e descortinam panoramas deslumbrantes da imponente serra do mar e seu relevo acidentado, do verde pujante da Mata Atlântica preservada e do bucólico litoral paranaense, emoldurados pelo sol, pelo céu azul, e, eventualmente, por nuvens e neblina. Uma paisagem inesquecível, preservada, e que congrega, em toda plenitude, os elementos da natureza, a pureza da atmosfera, da terra e da floresta úmida. Foram usadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 10 Fotos: Carlos Renato Fernandes e Adonai Aires de Arruda Filho Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 720.000 selos, 180.000 de cada Área de desenho: 34mm x 24mm Dimensão dos selos: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 26/07/2016 Local de lançamento: Curitiba/PR Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Texto descritivo do Edital
Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense

A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 2 fevereiro de 1885, percorre belas paisagens da Serra do Mar paranaense que conserva uma parte importante do que resta da Mata Atlântica brasileira. A ousadia dessa obra ainda é referência para a engenharia: são 110 km de extensão, treze túneis escavados na rocha, trinta pontes e trinta e oito viadutos, construídos em meio às montanhas por bravos trabalhadores.

Importante destacar, também, a contribuição que a estrada de ferro proporcionou para o desenvolvimento econômico e social da então província do Paraná. As mercadorias que antes eram transportadas por carregadores ou animais por meio das trilhas, passaram a ser transportadas pela ferrovia, entre o litoral, o primeiro planalto e outras localidades da Província. Ainda hoje, trens de carga com dezenas de vagões, deslocam milhares de toneladas de cereais e outros produtos de exportação.

Quanto ao turismo, atualmente os trens de passageiros partem da Estação Ferroviária de Curitiba e têm como destino final a cidade de Morretes. Em três horas de viagem, os turistas podem apreciar a exuberância da Serra do Mar. Durante a viagem entre Curitiba e Morretes podemos destacar, além das imagens que compõe os selos, os seguintes pontos da ferrovia:

• Túnel Roça Nova: túnel mais extenso, 457 metros da ferrovia e situado a 955 metros de altitude;

• Cachoeira Véu da Noiva: a bela cachoeira do rio Ipiranga tem esse nome por se assemelhar ao véu que cobre uma noiva, é facilmente visualizada dos vagões de trens e litorinas, esta última também chamada de automotriz;

• Santuário Nossa Senhora do Cadeado: deste ponto da ferrovia, há uma bela vista do Maciço do Marumbi. Inaugurada em fevereiro de 1965, a capela foi construída para comemorar os 80 anos da ferrovia;

• Ponte São João: é a ponte mais importante da ferrovia, com mais de 100 metros de extensão e vão central de 55 metros acima do rio São João. Atravessa a depressão entre os morros do Taquaral e o do Cadeado. Foi inaugurada em 1884, sendo considerada um patrimônio cultural do Paraná;

• Viaduto Carvalho: trata-se do cartão-postal da ferrovia, com aproximadamente 84 metros de comprimento, assentando-se sobre pilares de alvenaria na encosta da própria rocha. Proporciona ao viajante a sensação de flutuar no espaço;

• Conjunto Marumbi: localizado no Parque Estadual do Marumbi, cujo acesso só é possível de trem ou a pé, resguarda muitas outras riquezas da Mata Atlântica brasileira. Próximo à Estação Marumbi, há trilhas que marumbinistas (quem escala o Pico Marumbi) seguem para alcançar o pico de suas montanhas.

Os Correios, em parceria com a Paraná Turismo, destacam, nesta emissão filatélica, um importante atrativo turístico do estado do Paraná, que além de estampar um pouco da história do transporte ferroviário no Brasil e da nossa engenharia, revela também, toda a exuberância da Floresta Atlântica.

PARANÁ TURISMO – PRTUR
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Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 10 - 2016
Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
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Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Transportes, transporte ferroviários, arquitetura, estradas de ferrro, locomotivas, turismo, geografia.

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Peças Filatélicas

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC (Olho-de-Boi)

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

10 - Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense
Emissão Postal Especial
Envelope circulado, registrado, com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação
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Emissão Postal Especial (1/8)
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Emissão Postal Especial
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Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva