Os selos são fotografias de quatro significativos pontos percorridos na Ferrovia Paranaguá-Curitiba, no Estado do Paraná, uma formidável obra de engenharia construída no sul do Brasil, e, especialmente pelo visual e beleza singelamente espetaculares, de onde se vislumbram e descortinam panoramas deslumbrantes da imponente serra do mar e seu relevo acidentado, do verde pujante da Mata Atlântica preservada e do bucólico litoral paranaense, emoldurados pelo sol, pelo céu azul, e, eventualmente, por nuvens e neblina. Uma paisagem inesquecível, preservada, e que congrega, em toda plenitude, os elementos da natureza, a pureza da atmosfera, da terra e da floresta úmida. Foram usadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Edital nº 10 Fotos: Carlos Renato Fernandes e Adonai Aires de Arruda Filho Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 720.000 selos, 180.000 de cada Área de desenho: 34mm x 24mm Dimensão dos selos: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 26/07/2016 Local de lançamento: Curitiba/PR Impressão: Casa da Moeda do Brasil
A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 2 fevereiro de 1885, percorre belas paisagens da Serra do Mar paranaense que conserva uma parte importante do que resta da Mata Atlântica brasileira. A ousadia dessa obra ainda é referência para a engenharia: são 110 km de extensão, treze túneis escavados na rocha, trinta pontes e trinta e oito viadutos, construídos em meio às montanhas por bravos trabalhadores.
Importante destacar, também, a contribuição que a estrada de ferro proporcionou para o desenvolvimento econômico e social da então província do Paraná. As mercadorias que antes eram transportadas por carregadores ou animais por meio das trilhas, passaram a ser transportadas pela ferrovia, entre o litoral, o primeiro planalto e outras localidades da Província. Ainda hoje, trens de carga com dezenas de vagões, deslocam milhares de toneladas de cereais e outros produtos de exportação.
Quanto ao turismo, atualmente os trens de passageiros partem da Estação Ferroviária de Curitiba e têm como destino final a cidade de Morretes. Em três horas de viagem, os turistas podem apreciar a exuberância da Serra do Mar. Durante a viagem entre Curitiba e Morretes podemos destacar, além das imagens que compõe os selos, os seguintes pontos da ferrovia:
• Túnel Roça Nova: túnel mais extenso, 457 metros da ferrovia e situado a 955 metros de altitude;
• Cachoeira Véu da Noiva: a bela cachoeira do rio Ipiranga tem esse nome por se assemelhar ao véu que cobre uma noiva, é facilmente visualizada dos vagões de trens e litorinas, esta última também chamada de automotriz;
• Santuário Nossa Senhora do Cadeado: deste ponto da ferrovia, há uma bela vista do Maciço do Marumbi. Inaugurada em fevereiro de 1965, a capela foi construída para comemorar os 80 anos da ferrovia;
• Ponte São João: é a ponte mais importante da ferrovia, com mais de 100 metros de extensão e vão central de 55 metros acima do rio São João. Atravessa a depressão entre os morros do Taquaral e o do Cadeado. Foi inaugurada em 1884, sendo considerada um patrimônio cultural do Paraná;
• Viaduto Carvalho: trata-se do cartão-postal da ferrovia, com aproximadamente 84 metros de comprimento, assentando-se sobre pilares de alvenaria na encosta da própria rocha. Proporciona ao viajante a sensação de flutuar no espaço;
• Conjunto Marumbi: localizado no Parque Estadual do Marumbi, cujo acesso só é possível de trem ou a pé, resguarda muitas outras riquezas da Mata Atlântica brasileira. Próximo à Estação Marumbi, há trilhas que marumbinistas (quem escala o Pico Marumbi) seguem para alcançar o pico de suas montanhas.
Os Correios, em parceria com a Paraná Turismo, destacam, nesta emissão filatélica, um importante atrativo turístico do estado do Paraná, que além de estampar um pouco da história do transporte ferroviário no Brasil e da nossa engenharia, revela também, toda a exuberância da Floresta Atlântica.
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