O Bloco destaca, na parte superior, uma foto da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, Campeã Mundial Sérvia 2013, demonstrando euforia pelo título conquistado, tendo, ao fundo, os torcedores acomodados na arquibancada do estádio onde o título foi conquistado. Abaixo da representação do grupo, encontra-se a faixa de Campeão do Mundo Sérvia 2013, contendo as logomarcas do Campeonato. O selo encontra-se ao centro de uma faixa sombreada com as cores e o motivo central da Bandeira do Brasil destacando um atleta em posição de jogo e o Templo de São Saya, considerado um dos símbolos nacionais da Sérvia, representado no formato do mapa desse País. Ao centro do selo, em primeiro plano, encontra-se o Troféu conquistado, motivador da honra nacional em torno da conquista. Assegurando o toque de brasilidade ao conjunto, destacam-se as fitas verde e amarela na extensão da base inferior, de fundo numismático. Foram utilizadas as técnicas de fotografia, computação gráfica e aplicação de verniz sobre o Troféu e as fitas, imprimindo nobreza ao conjunto.
Edital nº 8 Foto: Cinara Piccolo Processo de Impressão: ofsete, cor especial, verniz localizado e relevo seco Bloco com 1 selo Papel: cuchê gomado Valor facial: R$ 4,25 Tiragem: 120.000 blocos Área de desenho do selo: 44mm x 26mm Dimensão do selo: 44mm x 26mm Picotagem: 11 x 11,5 Dimensão do bloco: 127 x 85mm Data de emissão: 26/06/2016 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil
O ouro conquistado pela Seleção Feminina de Handebol, no dia 22 de dezembro de 2013, em Belgrado, na Sérvia, de forma invicta e inédita, veio para marcar a história da modalidade. Esse foi o primeiro título em um Mundial para o Brasil e para as Américas.
Essa conquista se deve também ao grande apoio que o handebol vem tendo de seus parceiros, como os Correios. A modalidade foi uma das 21 contempladas pelo Plano Medalha, projeto do Governo Federal, por considera-la com chances reais de pódio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Esse selo é motivo de muito orgulho para a CBHb – Confederação Brasileira de Handebol, entidade fundada em 1979. Ao longo de sua história, o handebol do Brasil nunca parou de crescer e de se desenvolver. Um feito marcante foi a realização do Campeonato Mundial Feminino, em 2011, quando o Brasil conquistou o quinto lugar, mostrando para o mundo que tinha um forte handebol e que estava em franco crescimento. No ano seguinte, em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil ficou com a sexta colocação, a melhor da história até então. Esse ótimo momento do handebol foi, certamente, coroado pelo título mundial de 2013.
Os Correios e a Confederação Brasileira de Handebol, parceiros nesta emissão, têm a honra de registrar a conquista do 1º Título Mundial do Handebol Brasileiro, inserindo a modalidade na memória da Filatelia brasileira e mundial.
Esporte, handebol, seleção brasileira de handebol, títulos esportivos, símbolos.