-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

21 de junho de 2016


7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Especial


7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Especial
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE OS SELOS

Os selos desta Série focalizam dois cavalos de raça, representações equinas do Brasil e da Eslovênia. Em cada selo, os cavalos encontramse em áreas de pasto, dando ideia de nobreza e liberdade, ostentando, cada um, a bandeira nacional de seus países. O Brasil é representado pelo MANGALARGA MARCHADOR, caracterizado pela grandeza do porte e marcha diferenciada, denotando o requinte da raça. O selo dedicado à Eslovênia destaca o cavalo da raça LIPICANEC, representado de forma altaneira, com exuberante crina, em posição de cavalgada, mostrando a beleza e a elegância da raça. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 7 Fotos: Selo Brasil - Kiko Catelli Selo Eslovênia - Karolina Wengerek Arte-finalização: Jamile Costa Sallum - Correios Processo de Impressão: ofsete Folha: 30 selos, 15 de cada selo Papel: cuchê gomado Valor facial: R$ 3,55 cada Tiragem: 600.000 selos, 300.000 de cada Área de desenho: 25mm x 35mm Dimensão do selo: 30mm x 40mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 21/6/2016 Local de lançamento: Brasília/DF Peça filatélica: Envelope de 1º Dia de Circulação Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Texto descritivo do Edital
Série Relações Diplomáticas: Brasil – Eslovênia

Mangalarga Marchador - a raça nacional

Fundada em 16 de julho de 1949, com sede no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais e dar suporte aos seus criadores.

A ABCCMM congrega, hoje, mais de 11.500 associados, sendo cinco mil em Minas Gerais. Possui 69 núcleos e associações de criadores nos principais estados brasileiros, contando com rebanho nacional de 489 mil animais, dos quais 220 mil cabeças estão concentradas em Minas Gerais.

No Brasil, o Mangalarga Marchador surgiu no sul mineiro há cerca de 200 anos, e teve como berço a fazenda Campo Alegre, que pertencia a Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, a quem é atribuída a responsabilidade pela formação da raça.

Docilidade e comodidade caracterizam o Mangalarga Marchador, resultado de um cruzamento entre animais trazidos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal, com cavalos selecionados pelos criadores da região mineira. A inteligência, a rusticidade, a resistência e a marcha, diferenciada de outros marchadores do mundo, fazem do Mangalarga Marchador uma raça única e apaixonante.

Um decreto presidencial sancionou a Lei nº 12.975, de 19 de maio de 2014, declarando nacional a raça de cavalo Mangalarga Marchador, que passa a compor essa emissão de selos dos Correios, da Série Relações Diplomáticas, propagando os valores equinos nacionais do Brasil e da Eslovênia.

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM)

LIPICANEC - o cavalo incrível

A Eslovênia é um dos menores e mais novos países do globo, que apareceu nos mapas mundiais em 1991, pelo que, neste ano, comemora-se os 25 anos de sua independência. A particularidade que marca o país é, sem dúvida, a sua posição geográfica no contexto de quatro grandes regiões europeias - a dos Alpes, a dinárica, a panónica e o mar Adriático. Tem 2 milhões de habitantes, sendo conhecida pela riqueza de suas florestas e exuberância da fauna, da qual destaca-seo cavalo da raça LIPICANEC, criada em Lipica, uma pequena cidade do litoral, perto da fronteira com a Itália.

Desde 2004, a Eslovênia é membro da União Europeia e da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, sendo, ainda, destacada por marcos importantes como a sua presença, em 2007, na zona do Euro, e, em 2008, como presidente do Conselho da União Europeia.

O que faz esse cavalo tão especial é o fato de que ele nasce preto e, depois, entre cinco e sete anos, torna-se quase completamente branco. Além disso, tem uma aptidão especial para o adestramento clássico e para carregar carruagens leves. Pela beleza e elegância, esses cavalos tornaram-se famosos em todo o mundo. Os admiradores da raça LIPICANEC ficam encantados pelos movimentos suaves e elegantes, somente realizados por cavalos com o máximo de adestramento possível.

Os antepassados da raça LIPICANEC têm suas origens em Coudelaria Lipica, fundada em maio de 1580. O início da criação da raça é considerado o dia 19 de maio de 1580, quando o arquiduque de Habsburgo, Carlos II, filho de César Ferdinando I, de Habsburgo, adquiriu o terreno da Lipica do Bispo do Trieste. Posteriormente, começaram a cruzar os cavalos da Lipica com as raças nobres da Espanha, Itália e países árabes.

O surgimento dessa raça tem um vínculo forte com o desenvolvimento da equitação, com base em adestramento clássico. A Coudelaria Lipica criava os cavalos para a famosa Escola de Equitação Espanhola de Viena e da Corte vienense, até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

Durante séculos, vários tipos de garanhões foram criados, sendo somente seis tipos clássicos conservados: o Majestoso, Neapolitano, Conversano, Favory e Pluto in Siglavy. No mesmo período, 17 gerações de éguas foram preservadas.

Os nomes Lipicanec e Coudelaria Lipica estão associados à história de uma árvore, tília (em esloveno lipa), um dos símbolos nacionais da Eslovênia. No século XIV, onde atualmente fica a Coudelaria Lipica, houve uma vinícola cujo nome era Pri lipici (ao lado da tília), origem do nome da cidade e, posteriormente, da raça do cavalo.

Os selos ora emitidos pelos Correios do Brasil destacam as raças MANGALARGA MARCHADOR e a LIPICANEC, consagradas pela nobreza, e por representarem o orgulho do Brasil e da Eslovênia, unidos na Série Relações Diplomáticas.

Alain Brian Bergant
Embaixador da República da Eslôvenia no Brasil
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 7 - 2016
Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Especial
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Fauna, cavalos, equitação, relações diplomáticas.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Comemorativa
Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Comemorativa
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Comemorativa
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

7 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
Emissão Postal Comemorativa
Envelope circulado, registrado, com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
8 - Homenagem à Seleção Brasileira Feminina de
Handebol Campeã Mundial – Sérvia 2013
Emissão Postal Especial 26/6)
Série Anterior: Clique no título.
6 - SP - 25 Anos de Carreira da Dupla Zezé di Camargo & Luciano
Voltar para o Indice do Album 2016
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva