-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

19 de dezembro de 2011


30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo retrata a relação de amizade entre os dois países: Brasil e Qatar, usando como tema uma paixão em comum - o futebol, por meio da representação de dois jogadores, que, de forma simétrica, chutam simultaneamente uma mesma bola na posição “de bicicleta”, contextualizando o equilíbrio na relação entre os dois países. Essa simetria permite um efeito lúdico de alternância da imagem na estampa do selo: hora o jogador está posicionado acima e hora abaixo. Demonstrando a integração entre os países, atrás do jogador do Brasil tremula a bandeira do Qatar, e atrás do jogador do Qatar tremula a bandeira do Brasil. As técnicas utilizadas são impressão em ofsete a 4 cores com retícula estocástica e impressão em relevo seco.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 30 Arte: José Carlos Braga Processo de Impressão: Ofsete Folha com 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$2,70 Tiragem: 300.000 selos Área de desenho: 30mm x 40mm Dimensões do selo: 30mm x 40mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 19.12.2011 Local de lançamento: Brasília/DF Peça filatélica: Envelope de 1º Dia de Circulação Tiragem: 8.000 Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).

Texto descritivo do Edital

Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar

Pérola da Paz

O Qatar, país localizado em uma minúscula área geográfica na retaguarda asiática para a região do Oriente Médio, no meio marítimo dos países do Golfo, famoso pela pesca de pérolas no passado, hoje se tornou a pérola da paz e ícone da estabilidade e do crescimento sustentável. É um dos mais importantes centros de produção de gás natural do Planeta, alcançando o patamar de segunda maior renda per capita no mundo.

Apesar de possuir um pequeno território, tem enorme coração vital, é amante da vida e apaixonado pela paz, e quatro décadas após a independência do Estado do Qatar, em 1971, recebeu mudanças substanciais resultantes dos esforços e cooperação de seus habitantes e do seu governo, lideradas por sua Alteza, o Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani.

O Qatar hoje, com a generosidade da natureza e a força de seu povo, é centro absoluto de uma vida moderna, economicamente expressiva, educacionalmente distintiva, coberto de liberdade, justiça e segurança que lhe proporcionaram ser o país que abraça as maiores conferências internacionais e demais eventos políticos, econômicos, sociais e esportivos a nível regional e mundial, sobretudo por essa terra declarada através da Al - Jazeera como polo ilustre da liberdade de imprensa, irá receber, orgulhosa, o próximo mundial de futebol em 2022.

No Qatar, além da cultura singular, é possível encontrar diversos estilos arquitetônicos, grande diversidade de atividades e lazer e vários monumentos antigos que imprimem anos de história. Sua capital, Doha, a maior cidade do país, é onde se concentra a maior atividade financeira e por isso tornou-se excelente lugar para grandes negócios.

Com a emissão do selo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia o Qatar, ratificando a importante consolidação da relação diplomática entre o Brasil e aquele País, dotado de grandes recursos e alta capacidade de desenvolvimento.

Departamento Cultural da Embaixada do Estado do Qatar
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)
Edital 30 - 2011
30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Relações diplomáticas, história, geografia, simbolos nacionais, futebol.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas
   
30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar - selos "tête-bêche" (par inverso)

30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar - Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar -Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar -Envelope circulado com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar -Envelope circulado, registrado com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

30 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar -Envelope circulado, registrado, com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
Cartões-Postais

Cartão-postal com imagem concordante para a montagem de máximos postais.


Futebol
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
Programação Filatélica 2011
Série Anterior: Clique no título.
29 - Campanha de Prevenção da AIDS
Voltar para o Indice do Album 2011
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva