-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

23 de março de 2011


4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca dos 100 anos da UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal, com a legenda “100 años uniendo culturas”. Como fundo, foi utilizada a imagem do Continente Americano, parte da África e Europa, e as cores comuns das bandeiras nacionais dos países que compõem a União: amarelo, azul, verde e vermelho. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 4 Artefinalização:Míriam Guimarães Processo de Impressão: Ofsete Folha com 24 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$1,25 Tiragem: 300.000 selos Área de desenho: 33mm x 33mm Dimensões do selo: 38mm x 38mm Picotagem: 11,5 x 11,5 Data de emissão: 23/3/2011 Local de lançamento: São Paulo/SP Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Texto descritivo do Edital
União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP
Unir para modernizar!

A União Postal das Américas, Espanha e Portugal - UPAEP tem como missão organizar e integrar os objetivos comuns dos países e territórios membros, no que se refere a temas que busquem modernizar os serviços postais básicos, por meio da execução de projetos individuais, bilaterais ou coletivos, que garantam a integração territorial, a melhoria contínua da qualidade e o desenvolvimento e a modernização dos processos administrativos, operacionais e legais.

As raízes da UPAEP datam de 1864, quando alguns países da América Latina se reuniram em Lima e firmaram um pacto com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar as relações postais entre os países contratantes, no caso: Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, El Salvador, Peru e Venezuela. Mas a organização atual surgiu em 1911, quando Brasil, Argentina, Chile e Uruguai se juntaram aos anteriores e criaram a “Unión de los Correos Sudamericanos”, com sede em Montevidéu.

Em 1921, a União amplia seus limites geográficos, incorporando países da América do Norte, Central e do Caribe, transformando-se em “Unión Postal Panamericana”. Em 1926, se incorporam Honduras e Espanha e, em 1931, Haiti e Canadá, quando adota o nome de “Unión Postal de las Américas y España” – UPAE.

Em 1985, durante o Congresso de Havana, Cuba, foi emitida a Declaração Postal de Havana, que marcou um novo rumo para a União, que deixou de ser um organismo somente regulador e passou a orientar sua capacidade técnica para aspectos notoriamente operacionais de correios, para a melhoria da qualidade e da segurança, além de se preocupar com o lançamento de produtos de alta qualidade.

Portugal se incorporou à União no Congresso de Buenos Aires, realizado em 1990, quando, então, foi adotada a atual denominação de “Unión Postal de las Américas, España y Portugal” – UPAEP. Finalmente, em 1992, ingressaram na UPAEP seus dois últimos membros: Antilhas Holandesas e Aruba.

Em 1995, no Congresso do México, conhecido como o “Congresso da Reforma”, a União promoveu uma mudança e deu início a uma reestruturação, buscando transformar a UPAEP em uma organização mais operacional, flexível e de menor custo. Os Congressos posteriores deram prosseguimento ao processo de reestruturação, reorientando os objetivos e fins estratégicos, por meio de programas de ação para cada período quadrienal de atividades.

Neste processo contínuo, os membros da UPAEP foram convidados a insistir, junto a seus respectivos governos, sobre a necessidade de o setor postal ser uma das prioridades no processo de reforma e modernização dos Estados. O objetivo é impulsionar os processos de reforma postal e buscar o financiamento para os operadores postais designados da região da UPAEP.

Símbolo tangível dessa atuação é o edifício-sede da Secretaria Geral da UPAEP, às margens do Rio da Prata, em Montevidéu, Uruguai, cujo projeto é obra da engenharia postal brasileira, tendo sido concebido pelo arquiteto Manino, que trabalhou no Departamento de Engenharia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT e na Gerência de Engenharia da Diretoria Regional do Rio de Janeiro.

A criação da ECT, em 1969, deu impulso a uma participação mais atuante do Brasil dentro do bloco. Buscando colaborar com o progresso do setor postal na região, técnicos brasileiros participaram de inúmeras missões de cooperação técnica junto a outros correios. Com o mesmo objetivo, foram organizados no Brasil cursos e outras atividades de capacitação voltados à transmissão de conhecimentos nas áreas internacional, operacional, comercial, filatélica, entre outras.

Além de sua atuação no âmbito operacional, o Brasil desempenha um papel importante no âmbito institucional, tendo sediado e presidido o Congresso da UPAEP, em 2005, no Rio de Janeiro, e ocupado as presidências do Conselho Consultivo Executivo e do Conselho de Gestão de 2005 a 2009.

Os Correios expressam com esta emissão sua honra em assinalar em selo postal o centenário da UPAEP, que tem desenvolvido esforços no sentido de manter a união de seus países membros, bem como de divulgar e registrar em selos postais uma história concreta e evolutiva dos serviços postais.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)
Edital 4 - 2011
Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

O selo ilustra: Tratados, História, história dos correios, geografia, política, centenários.

--------------------------------------------------------------

Peças Filatélicas


4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas,
Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas,
Máximno Postal
Cartão Postal publicitário de emissão da empresa PIOLA

4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas,
Envelope comemorativo de primeiro dia de circulação - FDC

4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas,

4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas,
Envelope circulado, registrado, com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------

Cartões Postais

Quando encontrei com meu amigo Fábil Flosi para um agradável papo sobre filatelia, encontrei no saguão de entrada do hotel onde ele se hospedara o seguinte postal que me parece adequado para a montagem de um máximo postal, embora talvez em desacordo com alguma das regras FIP para exposições competitivas oficiais. Como achei bonito, curioso e original, resolvi que montaria um máximo postal, o que farei no dia da emissão. Infelizmente não havia mais exemplares do postal, peguei o último, mas pretendo passar no hotel para ver se foi reposto.


4 - Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos Unindo Culturas
Cartão Postal publicitário de emissão da empresa PIOLA
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
5 - SÉRIE CLUBES DE FUTEBOL – RUMO À COPA DE 2014: – Centenário do Guaranai Futebol Clube
Série Anterior: Clique no título.
3 - 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura
Voltar para o Indice do Album 2011
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva