-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

2 de outubro de 2018


07a-Série Relações Diplomáticas: Brasil-Índia
(Emissão Postal Especial)

07a-Série Relações Diplomáticas: Brasil-Índia
(Emissão Postal Especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

A arte do selo apresenta elementos icônicos da Índia e do Brasil que representam a diversidade e, ao mesmo tempo, a semelhança entre os dois países. Na arquitetura, a apresentação do Taj Mahal, monumento mais conhecido da Índia, tem em oposição as linhas simples mas nobres da Catedral de Brasília, uma referência nacional. Próximos dessas imagens estão os animais característicos dos dois países: o tigre indiano e a arara brasileira. Ao centro, presentes da flora recebidos de cada país. A manga e a jaca, tão populares em nossos quintais, foram trazidas da Índia. E o caju, de origem nordestina, levado ao subcontinente indiano, tornou-se um produto econômico importante para aquele país. Ladeiam o selo faixas nas cores nacionais da Índia, açafrão, branco e verde escuro, e, do lado brasileiro, o tradicional, amarelo, azul e verde. Foram utilizadas as técnicas de desenho e pintura vetorial.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 7a Arte: Lidia Marina Hurovich Neiva – Correios Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Folha com 15 selos Valor facial: R$ 1,85 Tiragem: 450.000 selos Área de desenho: 54mm x 20mm Dimensão do selo: 59mm x 25mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 02/10/2018 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Versão: Departamento de Varejo e Outros Negócios/Correios Cód. de comercialização: 852012640

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
SÉRIE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS:
70 ANOS DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS
ÍNDIA-BRASIL

Esta emissão especial marca os 70 anos de relações diplomáticas entre Índia e Brasil. Índia e Brasil foram as primeiras nações de suas respectivas regiões a firmar relações diplomáticas desde a independência da Índia. Apesar disso, o relacionamento entre a Índia e o Brasil se iniciou muito antes de 1948 e datam de cinco séculos atrás. Entre os séculos 16 e 18, Brasil e Goa foram colônias da Coroa Portuguesa e assim, mangas, cocos e jacas chegaram ao Brasil através da Índia, enquanto o caju e a mandioca fizeram a jornada contrária. A maioria do gado brasileiro, inclusive, é de origem indiana. Além disso, o Brasil tem imenso interesse na cultura, religião, arte e filosofia indianas. As primeiras formas de cultura indiana que chegaram ao Brasil estavam ligadas à espiritualidade, filosofia e religião.

As relações modernas Índia-Brasil são marcadas por parcerias estratégicas formalizadas em 2006. Como membros do BRICS, G-4, G-20, IBAS, entre outros grupos, ambos têm papeis importantes em questões internacionais e na contribuição para a paz e segurança mundiais. Ambos também são membros fundadores da Aliança Solar Internacional e trabalham juntos na Plataforma para o Biofuturo. Os líderes políticos de ambos os países compartilham de um relacionamento e compreensão amistosos e as interações estão crescendo cada vez mais. Mecanismos bilaterais tais como a Comissão Mista de Ministros das Relações Exteriores, Consultas Ministeriais, Mecanismos de Trocas Comerciais e Consultas Consulares em alto nível ajudam a desenvolver ainda mais a relação institucional entre eles. O Brasil é um dos mais importantes parceiros comerciais da Índia em toda a região da ALC (América Latina e Caribe). O comércio bilateral Índia-Brasil aumentou substancialmente nas duas últimas décadas. Com suas respectivas economias crescendo ainda mais, as perspectivas de expansão futura são brilhantes. Compartilhando uma série de complementaridades, tanto em termos de desafios quanto de oportunidades, as duas nações são grandes partes interessadas em assuntos globais.

Sobre os elementos do selo:

Jaca (Índia): A jaqueira é uma árvore bastante cultivada e sua fruta é bastante popular em regiões tropicais ao redor do mundo. O estado indiano de Kerala é o maior produtor de jaca do mundo.

Manga (Índia): Mangas são as suculentas frutas das diversas árvores tropicais da família Mangifera, cultivada por suas frutas. A maior parte destas espécies de árvore é encontrada na natureza e são conhecidas como mangas selvagens. A manga é nativa do sul da Ásia, de onde foi distribuída para o mundo a manga chamada Mangifera indica, tornando-a assim, uma das frutas mais cultivada nos trópicos.

Tigre: O animal nacional é um dos símbolos da riqueza natural de um país. O animal símbolo da Índia é o Tigre-de-bengala. Majestoso e letal, o tigre é um dos animais mais graciosos da fauna indiana.

Taj Mahal: Monumento mais famoso da Índia, o Taj Mahal é um mausoléu construído pelo imperador mulçumano Shah Jahan para sua esposa Mumtaz Mahal nos idos de 1600. “Taj Mahal” significa palácio da coroa (“taj” significa “coroa” e “mahal” significa “palácio”). Em 2007, o Taj Mahal foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O mausoléu também é conhecido como o maior monumento do amor do mundo.

Bandeira indiana tricolor: a bandeira nacional indiana é uma tricolor horizontal dividida em iguais proporções pelas cores açafrão no topo, branco ao centro e verde escuro no fim. A cor açafrão do topo representa a força e a coragem do país; o branco representa a paz e a verdade; e o verde mostra a fertilidade, crescimento e auspiciosade da terra.

Bandeira brasileira: A faixa verde, azul e amarela do selo representa a bandeira do Brasil. A bandeira brasileira é formada pelas cores verde, azul, amarelo e branco, onde cada cor tem um significado relacionado às riquezas e recursos naturais do país. O verde representa as florestas brasileiras; o amarelo representa as riquezas do país; e o azul representa os céus e rios brasileiros. A bandeira foi adotada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, a fim de substituir a bandeira do Império brasileiro.

Caju (Brasil): O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore tropical que produz o caju e a castanha de caju. A espécie é nativa do nordeste brasileiro. Colonizadores portugueses começaram a exportação da castanha de caju do início dos anos 1500.

Catedral de Brasília: A Catedral Metropolitana de Brasília é uma catedral católica romana localizada em Brasília e sede da Arquidiocese de Brasília. Desenhada por Oscar Niemeyer, a Catedral, concluída em 31 de março de 1970, foi o primeiro monumento de Brasília.

Arara Azul: A Arara Azul é considerada o símbolo do Brasil, especialmente por suas cores. Nativa do Brasil, a arara azul é o maior psitacídeo voador, capaz de atingir até um metro de comprimento. A arara azul está ameaçada de extinção.

Ashok Das
Embaixador da Índia no Brasil
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 7a - 2018
Série Relações Diplomáticas: Brasil-Índia
(Emissão Postal Especial)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Relações Diplomáticas, história, geografia, fauna, flora, monumentos, catedrais, simbolos nacionais..

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, carimbo, envelopes e cartões-postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
07b-150 Anos do nascimento de Mahatma Gandhi (Emissão Postal Comemorativa) (2/10)
--------------------------------------------------------------
Série Anterior: Clique no título.
06- Brasil na Copa do Mundo da Fifa - Rússia 2018
Voltar para o Indice do Album 2018
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva