23 de agosto de 2016


15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa

15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE O SELO

O selo destaca a logomarca do Centenário da Aviação Naval, ladeada por folhas de louro, simbolizando a grandiosidade das conquistas dessa Corporação. O número “1”, dourado, remete ao ouro, representativo dos significados da Aviação Naval para a Marinha do Brasil e para aqueles que a representam no AR e no MAR. Compondo o primeiro Zero do numeral, encontra-se, na parte superior do círculo, a expressão Marinha do Brasil, e, na inferior, Aviação Naval. No centro superior do Zero, acima dos anos 1916 e 2016, figura o Hidroplano Curtiss modelo F–1906, primeiro avião adquirido pela Aviação Naval brasileira, e a aeronave AF-1 Skyhawk do Esquadrão VF–1. Na parte inferior do círculo, encontrase a asa dourada, símbolo ostentado pelos militares dedicados à Aviação Naval. O segundo Zero é contornado pelas Expressões “No Ar, os Homens do Mar” – 100 anos. No interior do círculo, encontrase a bússola, instrumento essencial às atividades aeronáuticas, e cinco estrelas de prata, simbolizando a Constelação do Cruzeiro do Sul. Acrescenta-se ao cenário, a silhueta de um helicóptero WS-51 "Widgeon" MK-2, representando o início das atividades com aeronaves de asas rotativas, no final da década de 50, e o Porta-Aviões NAe São Paulo, de grande relevância para o emprego operativo da Aviação Naval. As 10 estrelas encontradas em cada Zero simbolizam os 100 anos de existência da Aviação Naval, remetendo à Medalha do Mérito Militar, onde cada estrela equivale a 10 anos de bons serviços prestados por valorosos militares.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 15 Arte: Marinha do Brasil Processo de Impressão: ofsete Folha: 24 selos Papel: cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 480.000 selos Área de desenho: 44mm x 26mm Dimensão do selo: 44mm x 26mm Picotagem: 11 x 11,5 Data de emissão: 23/08/2016 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Texto descritivo do edital
CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA
“No Ar, os Homens do Mar!”“No Ar, os Homens do Mar!”

Em 1911, inspirados e impulsionados pelos feitos do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, a Marinha do Brasil, de forma pioneira, enviou à França o Capitão-Tenente Jorge Henrique Mooler para o curso de pilotagem, que o tornou o primeiro militar brasileiro a receber um “brevet”.

Em 23 de agosto de 1916, é criada a Escola de Aviação Naval, primeira instituição militar de ensino de aviação do país. Como pioneira, a Aviação Naval teve participação destacada na vida do país, tendo realizado o primeiro voo de um Presidente da República em uma aeronave militar brasileira, e contribuído decisivamente para com o desbravamento das rotas aéreas do litoral, com a defesa da neutralidade em incidentes internacionais, com as operações reais de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial, com a criação do Correio Aéreo Naval, com a construção seriada de aviões e com a criação de um competente quadro de aviadores.

Em janeiro de 1941, às vésperas da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a Aviação Naval fundiu-se com sua irmã mais jovem do Exército para criar a Força Aérea Brasileira, para a qual foram transferidas as bases, a fábrica de aviões, as aeronaves e um grande quadro de oficiais e praças.

Em 1952, a Aviação Naval voltou a existir de forma independente, com a criação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha – DAerM, cuja missão era manter estreita cooperação com o Ministério da Aeronáutica, coordenar os assuntos da Marinha Brasileira com ela relacionados e tratar de todos os que se referem à Aviação Embarcada. Em 1955 era criado o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) sediado, inicialmente, no quilômetro 11 da Avenida Brasil. Após estudos realizados, o CIAAN é transferido, em 1961, para a cidade de São Pedro da Aldeia – RJ. Neste local foi erguida a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, definitivamente inaugurada em 1966.

A terceira fase da Aviação Naval inicia-se a partir de 1965, com a operação exclusiva das aeronaves de asa rotativa, período caracterizado por grandes transformações e pioneirismo, mormente com a implementação das operações embarcadas, muito influenciadas pela chegada do Nael Minas Gerais (Navio-Aeródromo Ligeiro), que representaria um grande salto na busca incessante pela profissionalização das operações aeronavais. Consolida-se, assim, o domínio completo, por parte da aviação naval, da operação embarcada com helicópteros, tanto em navios aeródromos, como naqueles dotados de pequena plataforma de pouso.

Apesar do amadurecimento operativo de nossa Aviação Naval, com o emprego exclusivo de aeronaves de asa rotativa, faltava-lhe, todavia, retomar um antigo sonho, correspondente à operação de aeronaves de asa fixa. Tal sonho foi alcançado em 1998, com a compra de 23 aeronaves A-4 e o envio de pilotos ao exterior para a obtenção das qualificações necessárias. Aqui inicia-se a quarta fase da Aviação Naval, marcada pelas operações de aeronaves de alta performance, a partir de navios aeródromos, potencial até então atribuído apenas às maiores Marinhas do mundo.

A Marinha do Brasil orgulha-se da sua Aviação Naval, sempre pronta para cumprir sua missão, com a competência e o profissionalismo daqueles que desbravaram o conhecimento, venceram desafios e alçaram voos em prol do desenvolvimento das operações aeronavais.

MARINHA DO BRASIL
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 15 - 2016
Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Aviação, forças armadas, helicopteros, marinha, navios, efemérides, história..

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
Envelope circulado com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação

15 - Centenário da Aviação Naval Brasileira
Emissão Postal Comemorativa
Envelope circulado, registrado, com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
16 - As Bonecas da Mestra Dona Izabel Mendes
Emissão Postal Especial (31/8)
Série Anterior: Clique no título.
14 - 200 Anos da Escola de Belas Artes/UFRJ
Emissão Postal Comemorativa
Voltar para o Indice do Album 2016
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva