-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

1 de outubro de 2015


16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Selo 1º porte carta não comercial

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Selo 1º porte carta comercial

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Bloco

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE OS SELOS

Os selos apresentam imagens que personificam a gentileza e a boa vontade com o próximo. O primeiro selo mostra uma criança sendo presenteada e abraçada com carinho por sua tutora. No segundo selo, um afetuoso abraço une um avô e sua neta, representando, também, o carinho que deve unir crianças e idosos. Os selos têm, cada um, ao fundo, janelas com vitral ornamentado em cores vivas, transmitindo uma atmosfera de paz, religiosidade e aconchego fraternal. Na parte superior dos selos, dois fragmentos de guirlanda transmitem a alegria e a beleza dos tempos natalinos. Foi utilizada a técnica de ilustração digital.

SOBRE O BLOCO

Composto por três selos, o bloco apresenta imagens representativas de solidariedade e amparo, simbolizando presépios do cotidiano. No primeiro selo destacamos o cão guia auxiliando seu dono, o carinho da criança com seu animal de estimação, a mulher abraçando um cavalo e acariciando o cão, demonstrando ternura e respeito aos animais e a pomba sobre o grupo, simbolizando a Paz. No segundo selo vê-se uma família afetuosa, onde pais e filhos se harmonizam e interagem. No terceiro selo, os idosos, conduzindo pão, cobertor e presente, referenciam os três Reis Magos, onde o cadeirante é auxiliado por uma jovem. A estrela de Belém e os arcos representam a proteção para aqueles que servem e são servidos em suas jornadas de solidariedade. Na parte inferior do bloco, uma grade florida simboliza a segurança e a alegria dos três grupos representados. A técnica utilizada foi ilustração digital com aplicação de verniz localizado.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 16 Artes: Alan Magalhães

SELOS: Abraço: folha com 30 selos Presente: folha com 30 selos Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê autoadesivo Valor facial: Abraço: 1º Porte Carta Não Comercial Presente: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: Abraço: 3.000.000 selos Presente: 4.500.000 selos Área de desenho (ambos): 32mm x 32mm Dimensão dos selos: 36mm x 36mm Picotagem: semi-corte com "BR" Data de emissão: 1º/10/2015 Locais de lançamento: em todas as DRs Impressão: Casa da Moeda do Brasil Código de Comercialização: Abraço: 852010184 Presente: 852010192

BLOCO: Bloco com 3 selos Processo de Impressão: ofsete + verniz UV localizado Papel: cuchê gomado Valor facial: R$ 2,50 cada selo Tiragem: 150.000 blocos Área de desenho: 26mm x 44mm Dimensão dos selos: 26mm x 44mm Dimensão do bloco: 127mm x 85mm Picotagem: 11,5 x 11 Data de emissão: 1º/10/2015 Locais de lançamento: em todas as DRs Impressão: Casa da Moeda do Brasil Código de Comercialização: 852101015

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Natal - 2015

“Eu vim para servir”, da Campanha da Fraternidade 2015, os Correios lançam sua tradicional emissão de selos de Natal representando, por meio da arte filatélica, atitudes e gestos que traduzem a solidariedade, a gentileza e o dom de servir uns aos outros, práticas recomendadas nas Sagradas Escrituras, conforme Mc10,45, que afirma o seguinte: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

Neste Natal, é importante conclamar a sociedade para a grandiosidade do ato de servir, oportunidade em que o verdadeiro espírito cristão se manifesta na vida de todos, irradiando alegria, generosidade, tolerância e compreensão, tornando o mundo mais feliz e em Paz.

Servir é ajudar, compartilhar, compreender e agir no sentido de harmonizar as pessoas, tornando-as fortalecidas e capazes de empreender em benefício de seu bem-estar e felicidade dos outros. Todos podem servir. Servimos quando escutamos, verdadeiramente, o que os outros dizem, quando compartilhamos o pão, a água, o nosso lar e os próprios sentimentos, quando orientamos e servimos de exemplo aos mais jovens, amparamos e auxiliamos os mais velhos, e quando respeitamos e praticamos as regras e leis que orientam uma comunidade cidadã.

Nesta emissão, os Correios registram os belos sentimentos, motivando as pessoas a refletir e dialogar sobre o verdadeiro significado de ser um agente a serviço da sociedade, buscando harmonia entre todos que dela participam. Feliz Natal a todos!

CORREIOS
NATAL: A CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA

“Minha alma exalta a Deus e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador, porque ele pôs os olhos sobre a sua humilde serva. Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas: santo é o seu Nome. A sua bondade se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele interveio com toda a força do seu braço, dispersou as pessoas de pensamento orgulhoso, precipitou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes, os famintos, cobrindo-os de bens e os ricos, despediu-os de mãos vazias” (Lc 1. 47-53).

Dos muitos textos bíblicos que anunciam o nascimento de Jesus, o texto, conhecido como Magnificat, talvez seja um dos mais belos e fortes. A beleza e a força do texto residem no anúncio do sentido do nascimento do Messias esperado. O Magnificat é repleto de conteúdo humanizador que expressa a esperança de transformação.

Para a tradição cristã o nascimento de Jesus representa exatamente essa esperança por transformação. Mais do que uma data festiva, o natal é a reafirmação desse sonho de transformação. Ao longo do ano, muitos fatos e acontecimentos revelam a urgência de repensar o processo de humanização da sociedade. Foi um ano de deslocamentos humanos provocados por profundos conflitos territoriais, cuja consequência foi o aumento do número de pessoas refugiadas no mundo. Foi também um ano de extremismos religiosos, que trouxeram à tona as muitas intolerâncias.

Todas essas experiências exigem a necessidade do resgate do sentido e do conteúdo do nascimento de Jesus. O nascimento dessa criança, em um lugar esvaziado de riquezas e poder, mais do que uma história extraordinária, representa a irrupção de um projeto de humanidade. Nesse projeto, alicerçado na certeza de que o amor de Deus é princípio, meio e fim, não cabe a negação da igualdade entre todas as pessoas e nem as arrogâncias exclusivistas que negam os direitos humanos universais. É um projeto de inversão da ordem em que as diversidades terão sua dignidade reconhecida e em que o poder não significará sujeição, mas colocar-se a serviço do outro.

Assumir o conteúdo do nascimento de Jesus, para cristãos e cristãs, é urgente, pois isso abre a possibilidade de ensaiar uma nova humanidade, cuja premissa é o amor, evidenciado na boa vontade e nas boas obras. Do sucesso desse ensaio depende a sobrevivência da humanidade.

Pa. Romi Márcia Bencke
Secretária Geral
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 16 - 2015
Natal 2015
(Emissão Comemorativa)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Natal, religião, família, necessidades especiais, fauna.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

16 - Natal 2015
(Emissão comemorativa)
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC
Próxima Série: Clique no título.
17 - Variedades de Pimentas Brasileiras (16/10)
Série Anterior: Clique no título.
15 - Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco (Emissão Especial)
Voltar para o Indice do Album 2015
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva