-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

20 de novembro de 2013


19 - Centenário do Nascimento de Vinicius de Moraes

19 - Centenário do Nascimento de Vinicius de Moraes
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE O SELO

O selo, inspirado pelos antigos LP’s de Bossa Nova, tem o formato quadricular e traz a composição de um portrait de Vinicius de Moraes, em preto e branco, sobre um fundo totalmente branco. À direita da arte tem-se a representação da calçada de Ipanema, como elemento gráfico forte, onde foram acrescentados violões e máscaras de teatro em alusão à contribuição do artista à música e à dramaturgia. Um trecho do Soneto da Fidelidade aparece com diagramação que segue o caminho da calçada. Contrastando com os tons escuros da composição foi aplicada a cor dourada para destacar a inscrição Brasil 2013 e o nome de Vinicius de Moraes, pela importância da comemoração. A técnica utilizada foi computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 19 Artista: Juliana Souza Processo de Impressão: Ofsete Folha: 24 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$2,75 Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 35,5mm x 38mm Dimensões do selo: 38mm x 38mm Picotagem: 11,5 x 11,5 Data de emissão: 20/11/2013 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2016 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Centenário do Nascimento de Vinicius de Moraes
“Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, na Gávea, Rio de Janeiro. Foi músico, compositor, jornalista, dramaturgo, diplomata, escritor e poeta. O “poetinha”, apelido dado por Tom Jobim, iniciou a carreira de compositor em 1927. Bacharelou-se em Letras no ano de 1929 e em seguida ingressou na Faculdade de Direito do Catete, onde conheceu o romancista Otávio Faria, que o incentivou à produção literária. Publicou seu primeiro livro “O caminho para a distância”, em 1933.

Vinicius de Moraes começou a fazer jornalismo em 1941, como crítico de cinema do jornal A Manhã e colaborando com revistas e outros jornais. Em 1943 publicou suas “Cinco Elegias”, mesmo ano que, em carreira diplomática, morou em Los Angeles, Paris e Roma. Dirigiu o Suplemento Literário de O Jornal, em 1944, onde lançou, entre outros, Oscar Niemeyer, em colunas assinadas, e publicou desenhos de artistas plásticos até então pouco conhecidos, como Carlos Scliar e Athos Bulcão.

Seu primeiro samba, música e letra “Quando tu passas por mim”, data de 1953. No ano seguinte publicou a primeira edição de sua “Antologia Poética”. A peça “Orfeu da Conceição” foi premiada no concurso de teatro do IV Centenário do Estado de São Paulo e uma série de canções de câmara foram compostas com o maestro Cláudio Santoro, em Paris.

Em 1956, Vinicius colaborou no quinzenário “Para Todos”, publicando em seu primeiro número o poema “O operário em construção”. Trabalhou na produção do filme “Orfeu Negro” e encenou sua peça “Orfeu da Conceição”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Antônio Carlos Jobim compôs a música do espetáculo, iniciando a parceria. Depois, com a inclusão do cantor e violonista João Gilberto, surge o movimento de renovação da música popular brasileira, conhecido como Bossa Nova.

O LP “Canção do Amor Demais”, de 1958, trouxe músicas suas com Tom Jobim, cantadas por Elizete Cardoso. Ouviu-se, pela primeira vez, a batida da Bossa Nova, no violão de João Gilberto, como no samba “Chega de Saudade”, o marco inicial do movimento. Em 1959, lançou o LP “Por Toda Minha Vida”, com a eternizada canção “Eu sei que vou te amar”. No mesmo ano, o filme “Orfeu Negro” foi premiado com a Palme d’Or do Festival de Cannes e o Oscar, de Hollywood, como melhor filme estrangeiro do ano.

Entre parceiros estão Edu Lobo, Carlos Lira, Pixinguinha e Baden Powell, com quem iniciou a série de afro-sambas: “Berimbau”, “Canto de Ossanha” e outros. Vinicius compôs, em 1962, com música de Carlos Lyra, as canções de sua comédia-musicada “Pobre menina rica”. Fez o seu primeiro show com Tom Jobim e João Gilberto na boate Au Bon Gourmet, onde foram lançados os sucessos internacionais “Garota de Ipanema”, que virou filme em 1967, e o “Samba da bênção”. Com Ari Barroso compôs as últimas canções deste compositor popular, dentre elas “Rancho das namoradas”. Como cantor, gravou um disco com a atriz e cantora Odete Lara.

Vinicius de Moraes escreveu mais de 300 canções, próprias e em parceria com grandes nomes da MPB, entre eles Toquinho, Chico Buarque e Dorival Caymmi. Na dramaturgia, constam, ainda, as peças “As Feras”, “Cordélia e o Peregrino” e “Procura-se uma Rosa”. Foram registrados 18 livros e mais de 450 poesias.

Por meio dessa emissão, os Correios homenageiam o Centenário do Nascimento de Vinicius de Moraes, poeta lírico e apaixonado, artista de grande acervo, notabilizado por seus sonetos e referencial da música popular brasileira.

VM Cultural
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 19 - 2013
Centenário do Nascimento de Vinicius de Moraes
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Personalidades, MPB, músicos, compositores, escritoress, dramaturgos, artistas, calçadas com pedras portuguesas, praias, história.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

19 - Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

19 - Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Quadra com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação

19 - Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Máximo postal
Cartão Postal de emissão Schmittstamps

19 - Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Máximo postal
Cartão Postal de emissão Por onde andei

19 - Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Máximo postal
Cartão Postal de emissão Photophilia

Uma peça do Uruguai, relacionada com o motivo desta emissão:


Centenário de Nascimento de Vinicius de Moraes
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC
(Preparado com bloco emitido pelo Uruguai)
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
Natal 2013 (2/12)
Série Anterior: Clique no título.
19a - Selos Personalizados BRASILIANA 2013
Voltar para o Indice do Album 2013
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva