


Para representar a diversidade cultural brasileira no Europalia 2011, foram impressos dois selos divulgando o Carnaval e o Candomblé. O primeiro, o carnaval representado pelo Mestre-Sala e pela Porta-Bandeira - símbolos máximos de charme e elegância do carnaval; ao fundo, a Praça da Apoteose. No segundo selo, a reprodução em pintura do quadro Acarajé de Iansan, no Ilê Oxumarê, do pintor Carybé. Estes selos evidenciam a cultura, o vigor e a criatividade do povo brasileiro. Foi utilizada a técnica de pintura – PVA sobre papel.
O bloco apresenta, na parte superior, o selo “Carnaval”, representado pelo Mestre-Sala e pela Porta-Bandeira - símbolos máximos de charme e elegância do carnaval; na parte inferior, o selo com a reprodução em pintura do quadro “Acarajé de Iansan, no Ilê Oxumarê”, do pintor Carybé. Ao fundo, em segundo plano, os mapas dos dois países, em todo o bloco, criando uma textura e dando ritmo à peça. Na lateral direita, consta a imagem de três fitas, representando as cores da bandeira da Bélgica e, na lateral esquerda, de duas fitas, representando as cores da bandeira do Brasil. Entre os dois selos foi inserido o título do bloco “Retratos do Brasil” e, abaixo deste, a logomarca do evento Europalia 2011. Foram utilizadas as técnicas de pintura – PVA sobre papel e computação gráfica.
Arte: Luciomar S. de Jesus Processo de Impressão: Bloco: ofsete Selos: ofsete Folha: Bloco: com 2 selos Selos: 25 selos Papel: Bloco: cuchê gomado Selos: cuchê gomado Valor facial: Bloco: R$2,55 cada selo Selos: R$2,55 cada selo Tiragem: Blocos: 50.000 Selos: 500.000 Área de desenho: Bloco: 70mm x 90mm Selos: 39mm x 21mm Dimensões: Bloco: 70mm x 100mm Selos: 44mm x 26mm Picotagem: Bloco: 11,5 x 12 Selos: 11 x 11,5 Data de emissão: 29/10/2011 Locais de lançamento: Brasília/DF, Andenne/Bélgica, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA Peça filatélica: Envelope de 1º Dia de Circulação Tiragem: 8.000 Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).
Criado em 1969, o Europalia é um importante Festival Internacional de Artes realizado, a cada dois anos, na Bélgica e países limítrofes (França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo), com o objetivo de celebrar a cultura dos países homenageados. O Festival disponibiliza uma vasta quantidade de museus, teatros, cinematecas, casas de espetáculo, salas de concerto e equipamentos multifuncionais em diversas cidades europeias, para viabilizar aos países homenageados espaços para exibições, promoções e debates dos muitos aspectos de seus patrimônios culturais.
Em 2011, o Brasil é o país-tema do Festival Europalia. O convite, realizado em 2009 pela direção do evento, foi aceito pelo Governo Brasileiro com grande satisfação. Tal atitude levou em conta a excelente oportunidade apresentada pelo Festival de se promover a cultura brasileira junto ao público, ao mercado e aos formadores de opinião europeus, neste momento em que a economia brasileira avança de forma sustentada, e o Brasil ganha destaque no cenário internacional como uma das principais nações emergentes.
Vislumbrou-se, principalmente, no Festival Europalia.Brasil a possibilidade de assegurar, de forma privilegiada, a promoção da imagem do Brasil no coração da Europa, a melhoria das relações políticas e econômicas com alguns dos principais parceiros europeus, a abertura de novos mercados e oportunidades para artistas e criadores brasileiros, com o consequente fortalecimento da produção cultural nacional e estímulo a sua renovação, a melhoria da inserção do Brasil e de seus artistas e criadores no circuito internacional de mostras, festivais, feiras e exposições, e a ampliação do diálogo com a União Europeia em áreas que interagem fortemente com a cultura, tais como educação, turismo, novas tecnologias, ciências sociais e exatas, comércio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Os principais eventos do Europalia são realizados tradicionalmente em Bruxelas, capital belga e europeia, mas, também, em outras cidades da Bélgica, França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo. Projetado para ser um evento multidisciplinar cultural, o Festival é voltado à promoção da riqueza e diversidade cultural do país convidado. Por meio de uma variedade de eventos é oferecido ao visitante um panorama completo da arte e cultura do país homenageado.
Os Correios, com a emissão de selos, enfocando aspectos da cultura brasileira, registra a presença do Brasil no Europalia 2011, evento que renovará o impulso à cultura do Brasil no exterior, propiciando um frutuoso diálogo cultural entre Brasil e Bélgica.
O bloco e os selos ilustram: Carnaval, comidas típicas, religião, natação, esportes, arquitetura, cidades, história, geografia, artes, pintura.











Os cartões a seguir serão utilizados para montagem de máximos postais não oficiais. Agradeço ao meu amigo Arlan o presente do primeiro deles que, no meu entendimento, propiciará a montagem de um máximo postal de primeira linha, com concordância total.










