




Os selos apresentam dois ícones clássicos do clima natalino: a bola e a vela. Foram criados diversos selos, cada um retratando uma bola de cor diferente, representando os frutos da árvore: alegrias, boas ações, amor, sabedoria, confraternização, e outros. Há também um selo com a ilustração de uma vela, já que a mesma leva à reflexão e aos sentimentos bons que são despertados nessa época do ano, sendo suas chamas uma representação da luz do mundo. Todas as peças possuem a inscrição “Boas Festas” e o desenho de um laço colorido sobre um pequeno festão, estando na parte superior nos selos das bolas, e na parte inferior no selo da vela. O corte especial auto-adesivo diferencia os selos para embelezar os presentes e os cartões de Natal. As técnicas utilizadas foram a ilustração em programa vetorial e a aplicação de cor especial dourada.
Como imagem de fundo do bloco, a representação do universo, apresentado como símbolo do poder criador de Deus. Nas margens, desenhos de símbolos cristãos com significados específicos: a pomba (símbolo do Espírito Santo), o trigo e a uva (representando o pão e o vinho, o corpo e o sangue de Jesus), o cordeiro (simbolizando Cristo, citado na Bíblia como o Cordeiro de Deus), a cruz (representando a Santíssima Trindade) e o peixe, também conhecido como Ichthys, peixe em grego, sendo também um acrônimo da frase Iesus Christus Theou Yicus Soter, que significa Jesus Cristo Filho de Deus Salvador, símbolo utilizado para identificação e comunicação entre os cristãos. O selo superior possui a imagem de uma Bíblia aberta e, ao fundo, o Planeta Terra. Já no selo inferior, a Bíblia fechada sobre um feixe de luz, representando a palavra de Deus. A técnica utilizada foi a computação gráfica.
Edital nº 24 Artes: Bloco: Mário Alves de Brito Bola: Jamile Costa Sallum Vela: Míriam Guimarães Processo de Impressão: Bloco: ofsete Bola: ofsete Vela: ofsete Folha: Bloco: com 2 selos Bola: 35 selos Vela: 30 selos Papel: Bloco: cuchê gomado Bola: cuchê gomado Vela: cuchê gomado Valor facial: Bloco: R$5,40 Bola: 1º Porte Carta Comercial Vela: 1º Porte Carta Não Comercial Tiragem: Blocos: 150.000 Bola: 4.550.000 Vela: 3.000.000 Área de desenho: Bloco: 70mm x 100mm Bola: 25,5mm x 30,5mm Vela: 23,5mm x 43,5mm Dimensões: Bloco: 70mm x 110mm Bola: 28mm x 33mm Vela: 26mm x 46mm Picotagem: Bloco: 11,5 x 11,5 Bola: semi-corte Vela: semi-corte Data de emissão: 21/10/2011 Locais de lançamento: em todas as DRs Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).
Em mais um ano, por meio de uma emissão de selos que divulgam a Bíblia e os símbolos cristãos, os Correios celebram o Natal, festa de abrangência ecumênica, pois o amor de Deus é reconhecido em todas as religiões que o seguem e o acolhem, fazendo-o nascer entre os povos
O Natal
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (JO 1:14)
Natal é o dia em que o Pai enviou à humanidade, como presente, o seu Filho, Jesus Cristo. Comemora-se a renovação do mundo, profecia da fé e do amor ao próximo.
A festa de Natal é universal, calorosa e confraternizada por todos. É uma das maiores celebrações da humanidade e a maior festa da cristandade, civilização nascida no cristianismo, no Ocidente. O Natal comemora o nascimento de Jesus, em Belém, na Palestina, há cerca de 2000 anos e tem como sentido autêntico a celebração da vida. É, também, uma data de grande importância do ponto de vista cronológico, pois marca o ano 1 da nossa História.
Originalmente, as comemorações do ciclo natalino – que se inicia na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro - vêm da Idade Média. A data 25 de dezembro foi fixada para cristianizar grandes festas pagãs que eram realizadas neste dia, outras festividades decorrentes do solstício do inverno e os cultos solares, entre celtas e germânicos.
Para os cristãos, o Natal representa a passagem contada pela Bíblia, onde um anjo anunciou à Maria que ela daria a luz a Jesus, o Filho de Deus. Na véspera do nascimento, Maria e seu esposo, José, viajaram de Nazaré para Belém, e como não encontraram lugar para dormir, tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos foram avisados por um anjo e visitaram o recém-nascido. Três Reis Magos que viajavam há dias, seguindo a estrela guia, igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao Menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o Filho de Deus.
A Bíblia
A palavra Bíblia tem origem grega e significa “rolo” ou “livros”. As Escrituras Sagradas, para o cristianismo, são o conjunto de livros, divinamente inspirados, a partir dos quais podemos entender melhor tanto o que Deus espera de nós quanto as maravilhas que Ele nos tem preparado. Independentemente de religião e da crença em Deus, encontram-se nos textos bíblicos muitos ensinamentos que prezam por bons princípios e normas de moral.
Muitos estudiosos afirmam que a Bíblia foi escrita por 40 autores, oriundos de diferentes regiões e nações, num extenso período que totaliza aproximadamente 1600 anos. Foi divida em duas grandes partes, o Antigo e o Novo Testamentos, cada um composto de um conjunto de livros.
O Antigo Testamento foi quase inteiramente escrito em hebraico e o Novo Testamento em grego. Utilizou-se, também, a língua aramaica para escrever alguns poucos trechos. A Bíblia continua sendo o livro mais vendido de todos os tempos, em todo o mundo. Estima-se uma quantidade entre 2 e 6 bilhões de exemplares.
Símbolos do Natal
Essa data comemorativa é repleta de símbolos, elementos essenciais no processo de comunicação, que ajudam a refletir e a compreender o sentido dessa Festa universal.
Dentre muitos, destacam-se entre os símbolos natalinos:
Bolas coloridas – São enfeites tradicionais da árvore de Natal. Adornam o pinheirinho, significando os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.
As bolas também representam uma vida alegre e feliz. As cores de cada bola podem representar os vários momentos vividos, sabendo-se que Deus criou os homens e os colocou neste mundo para serem plenamente felizes.
Velas – Simbolizam a presença de Cristo como Luz do mundo. Ele próprio disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida". (JO 8:12)
Cada Natal deve ser a renovação da Fé em Jesus e o empenho em viver n’Ele e como Ele, a luz do mundo.
Natal, decorações natalinas, religião, literatura religiosa..
Devido à disposição dos 35 selos de Bolas de Natal na folha, existem 17 quadras diferentes e 7 sextilhas, pelo menos na minha conta. Verifiquei, também, que alguns colecionadores estão montando uma tira horizontal contendo 12 palavras, sendo duas repetidas, com a folha das Bolas de Natal. E com a folha da Vela de Natal, uma tira vertical, com as dez palavras existentes; Abaixo, montagens que preparei para demonstrar essas possibilidades.
























































Os seguintes cartões-postais, e eventualmente outros que consiga encontrar, serão usados para a montagem de máximos postais.


























