COMUNICAÇÃO POSTAL – AVISO DE RECEBIMENTO
A arte do selo mostra uma outra cena corriqueira nas cidades, um carteiro diante do portão de uma casa, entregando ao morador, que assina o recibo, uma correspondência registrada e com o Aviso de Recebimento – AR, visível ao lado esquerdo da imagem. Trata-se de um formulário preenchido pelo remetente e devolvido ao mesmo após a assinatura do destinatário, de modo a comprovar a entrega do objeto. Foi utilizada a técnica de ilustração em vetor nas três imagens.
Arte: Mário Alves de Brito Processo de Impressão: Marketing Direto: rotogravura Registro: rotogravura Aviso de Recebimento - AR: rotogravura Folha: Marketing Direto: 30 selos Registro: 30 selos Aviso de Recebimento - AR: 30 selos Papel: Marketing Direto: autoadesivo Registro: autoadesivo Aviso de Recebimento - AR: autoadesivo Valor facial: Marketing Direto: R$2,00 Registro: porte de registro Aviso de Recebimento - AR: porte de registro + AR Tiragem: Marketing Direto: ilimitada Registro: ilimitada Aviso de Recebimento - AR: ilimitada Área de desenho: Marketing Direto: 27mm x 21mm Registro: 29mm x 21mm Aviso de Recebimento - AR: 29mm x 21mm Dimensões: Marketing Direto: 31mm x 25mm Registro: 31mm x 25mm Aviso de Recebimento - AR: 31mm x 25mm Picotagem: Marketing Direto: semicorte com a inscrição BR Registro: semicorte com a inscrição BR Aviso de Recebimento - AR: semicorte com a inscrição BR Data de emissão: Marketing Direto: 26.9.2011 Registro: 17.7.2011 Aviso de Recebimento - AR: 19.9.2011 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil.
Série Comunicação Postal Marketing Direto, Registro e Aviso de Recebimento - AR
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, por meio da Filatelia, divulga na série Comunicação Postal alguns de seus serviços postais adicionais: Marketing Direto, Registro e Aviso de Recebimento – AR, que têm por objetivo agilizar o atendimento no porteamento de correspondências em âmbito nacional e oferecer maior comodidade e segurança ao usuário.
Ao utilizar o Marketing Direto para divulgar os produtos, serviços e sua marca, a ECT torna possível aos clientes conhecer ainda melhor a sua atuação, atendendo dessa forma as mais diversas perspectivas e demandas do mercado.Essa temática é tão importante que, em parceria com a Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, os Correios criaram o “Prêmio Correios de Marketing Direto”, que visa incentivar o uso das soluções postais nas ações de marketing ou comunicação dirigida, bem como valorizar a capacidade criativa das empresas e a profissionalização do setor, no uso da mídia postal como solução de relacionamento entre as empresas e seus clientes.
No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário um eficiente sistema de distribuição e serviços diferenciados para o controle do trâmite das remessas. Os serviços permitem agregar outras facilidades, além daquelas inerentes à prestação do próprio serviço, como é o caso do Registro, por meio do qual o objeto (encomenda, documento ou mensagem) é confiado aos Correios contra a emissão de documento comprobatório da postagem. Com ele, o objeto é identificado por uma numeração específica que lhe é aplicada e que possibilita acompanhar a entrega por meio do Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO.
O Aviso de Recebimento é outro serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, físico ou digital, permite comprovar junto ao remetente a entrega do objeto postado sob registro. O documento AR é devolvido ao remetente com a assinatura da pessoa receptora. Pode ser utilizado, entre outros, nos seguintes serviços: de Cartas, Cartão-postal, Impressos, Mala Direta Postal e Encomendas (PAC, SEDEX e Reembolso Postal).
Assim, o conjunto de serviços disponibilizados pelos Correios, presente em todos os municípios, com a maior rede de distribuição e logística do País, habilita a Empresa a oferecer a melhor operação de distribuição existente, que a aproxima de seus clientes, onde quer que eles estejam.
Os selos ilustram: Serviços postais, comunicação, correspondência.