As Águias são aves de rapina diurna que se encontram espalhadas pelos cinco continentes. São notáveis pela sua força e bravura, por serem muito corpulentas, pela capacidade de voo e acuidade visual. Dentro da classe das aves, são consideradas as aves mais fortes e corajosas. Dentro deste grupo existem várias famílias, nas quais estão representadas diversas espécies que pertencem a dois tipo de ordens. Umas à Ordem dos Falconiformes e outras à Ordem dos Ciconiformes. Normalmente a fêmea é maior que o macho, ambos têm a cabeça coberta com penas, o bico é forte e curvilíneo que lhe permite rasgar e trucidar as suas presas. As asas são arredondadas e as patas são fortes com garras robustas. Todas as espécies são excelentes voadoras e o seu habitat é variável, podendo er em zonas de coníferas, folhosas e por vezes nas montanhas.
A sua alimentação é a base de pequenos mamíferos, que captura durante o dia, elevando-se a grandes altitudes, e plana durante horas até conseguir visualizar a presa, lançando-se depois num voo picado sobre a vitima, capturando-a de seguida. Dentro desta classe existem espécies de grandes dimensões que se alimentam de carne putrefacta Na época da reprodução o casal efectua simultaneamente diversas paradas nupciais, sendo sempre a iniciativa do macho. O ninho é volumoso sendo construído no alto de uma árvore, ou nas escarpas das montanhas. Normalmente cabe ao macho de ir buscar os materiais, e a fêmea é que constrói o ninho. Fazem uma postura por ano, nos meses de Fevereiro a Maio pondo em média 1 a 2 ovos brancos manchados de castanho, sendo a sua incubação de 43 a 45 dias feita sempre pela fêmea. A maioria das águias é sedentária permanecendo no seu território toda a vida. O tempo de duração de vida das águias varia entre os 40 a 50 anos.
A simbologia da Águia é a "Força da Grandeza, da Bravura da Protecção da Magnificência e do Poder Real.". Razão pela qual desde a antiguidade até aos nossos dias a Águia está representada das mais e variadas formas e em todas as partes do Mundo.
Dentro da Maçonaria, os usos dos símbolos da humanidade têm como objectivo ilustrar e transmitir os seus ensinamentos. "Dentro desse símbolos existe o da Águia que significa a habilidade dos seus condutores quanto ao manejo da Arte do uso para mostrar o caminho justo, recto ao seu obreiro."
A Nível do desporto nacional português, a "Águia está representada num dos melhores clubes de Portugal e do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica."
O emblema representa a vivacidade, a alegria, e grandeza, a autoridade e a independência que sempre caracterizaram este clube. A roda da bicicleta representa uma das modalidades que este clube teve e que felizmente continua a ter, que é o ciclismo. A Frase "Pluribus Unum" quer dizer "Um por todos, todos por um".
Filatelicamente, as águias estão representadas em várias emissões de selos de vários países do mundo, como alguns exemplares aqui demonstrados.
.
Esta emissão da Águia, emitida como " DIA DO TRABALHADOR " tem a haver com o sobrescrito, no qual está impresso a fotografia de George Meany. Este homem foi um dos grandes impulsionadores da AFL - American Federation of Laboral. Esta associação, que era liderada por ele, teve um papel muito importante na defesa dos direitos dos trabalhadores. George Meany, foi o pai da " Lei dos Direitos Civis de 1964", que tinha como base principal a descriminação laboral, tendo criado vários programas como o Centro de Estudos do Trabalho, e outras regalias em prol dos direitos dos trabalhadores.
" ao homem, rei do mundo; ao leão, rei dos animais; à águia, a rainha dos céus"
(a) O nome correcto é Aquila Chrysaeto, - Águia Real, e não Aquila Obrysaetos.
Informações e conceitos emitidos são de responsabilidade do autor. Ocorreram apenas ajustes de "lay-out" do artigo por parte do webmaster